top of page

Prevenção

Cuidar para não ter problemas.

Batidas nos dentes, uso prolongado de chupetas,  ou perda de dentes antes da hora são exemplos de situações que podem causar um grande transtorno na dentição das crianças. Vários problemas ortodônticos podem ser evitados se os motivos forem identificados e tratados desde cedo. Para isso é preciso verificar se todas as condições para o desenvolvimento da dentição estão acontecendo direitinho. A avaliação entre 5 e 7 anos para todas as crianças ou em qualquer momento onde ocorra qualquer coisa fora do normal é muito importante!

_DSC0383-2.jpg
Design sem nome.png

Ortodontia Interceptativa

Resolver enquanto ainda é simples.

Assim que for detectado alguma condição que possa atrapalhar o crescimento e desenvolvimento da criança, podemos agir e resolver pontualmente, devolvendo as condições para que a criança possa crescer da melhor maneira possível. Às vezes um problema que parece bobo, pode levar a situações que precisam de soluções muito complexas na vida adulta. Então vamos resolver enquanto é simples! A solução normalmente é rápida e seus filhos vão poder crescer normalmente.

Ortopedia Facial

Ajustar para crescer melhor.

Em muitos casos, o tempo é um fator importantíssimo! Durante o crescimento temos oportunidade de corrigir de maneira muito mais fisiológica e natural problemas que, nos adultos só podem ser corrigidos com compensações e tratamentos muito mais invasivos.

Um dos erros mais comuns é aguardar a troca de todos os dentes de leite para fazer uma avaliação. 

Agindo na hora certa, podemos evitar a necessidade de desgastes, extrações dentárias e até cirurgias no futuro.

Mas para isso precisamos estar acompanhando o crescimento e usando-o em nosso favor.  Com a Ortopedia Facial conseguimos lindos resultados nestes casos.

Aparelho ortopédico para expansão dos arcos

Por que os pequenos precisam
ir ao ortodontista?

A dentição se desenvolve de uma maneira muito sequenciada e ordenada, onde não só a ordem, como o tempo e a intensidade dos acontecimentos vai influenciar no resultado do crescimento. 

Por exemplo, um dente que esteja fora de posição e não consiga erupcionar, pode levar os outros a migrarem e ocuparem o espaço dele. Um dente que esteja numa direção errada pode causar uma "bagunça" lá dentro do osso nos dentes que ainda não nasceram.

Sem contar que dentes em posições erradas, como nas mordidas cruzadas, podem interferir no crescimento ósseo e causar deformidades que depois só conseguimos corrigir com cirurgias ou tratamentos super complexos.

Dentes inclusos fora de posição
Os dentes do lado esquerdo estão corretos, mas do lado direito não

Além disso, a função dos lábios, da língua e a respiração vão ser fundamentais para o correto desenvolvimento da face como um todo, tendo impacto até no aspecto cognitivo das crianças.

A respiração das crianças em especial, que sempre deve ser pelo nariz, vai ser determinante no desenvolvimento da face. As expansões maxilares são exemplos de tratamentos que têm um impacto enorme na melhora das vias aéreas.

O tratamento ortodôntico vai demorar a infância inteira?

Nas avaliações precoces a gente identifica o que possa estar atrapalhando o crescimento. Normalmente são intervenções pontuais, para resolver uma situação específica. A criança usa o aparelho por um tempinho e depois esse aparelho é retirado deixando o crescimento e o desenvolvimento normal da criança ocorrer.

Outro exemplo é o uso de aparelhos específicos para remover o hábito de chupar dedo, como as grades.

 

Eu sei, eu sei, tadinhos! Acontece que se a criança não perder esse (mau) hábito bem cedo, o espaço entre os dentes causado pelo dedinho sempre presente dentro da boca, pode levar a um posicionamento errado da língua. 

 

A interferência da língua tem grandes chances de causar uma mordida aberta, que mais uma vez, é um problema bem mais difícil de se resolver.

 

Viu como o ditado aqui realmente procede? 

 

É melhor previnir do que remediar! 

bottom of page