top of page
Foto do escritorRicado Machado

Como fazer uma boa higiene com aparelhos fixos?

Com certeza dá um pouco mais de trabalho, mas é extremamente importante! O aparelho prende mais alimentos, acumula mais placa e é mais difícil de limpar. Mas não podemos bobear...ninguém quer ter os dentes nos lugares certos, mas cheios de cáries e manchas, não é?

Vamos seguir uma sequência que vai ajudar a não esquecer de nada. Leia o texto e veja o vídeo abaixo.



PRIMEIRO PASSO: FIO DENTAL

Precisamos de uma pequena ajuda neste momento: os melhores fios dentais para uso com aparelhos têm uma ponta mais dura, como se fosse de Nylon. Dois exemplos são o Super Floss (Oral B) e o Fio Dental Ortodôntico (GUM). As pontas mais duras funcionam como uma pequena agulha, que facilita passar o fio por baixo do arco do aparelho. Podemos usar também o Passa-Fio (GUM / SANIFILL), onde prendemos o fio dental convencional. É importante que o fio vá um pouco abaixo da gengiva para limpar bem esta região. Devemos entrar com o fio neste no espaço entre os dentes, puxar as duas pontas para o mesmo lado, abraçando o dente, e arrastar o fio em direção contrária da gengiva.



SEGUNDO PASSO: ESCOVA INTERDENTAL

A escova interdental, aquela que parece um limpador de mamadeira, é ideal para limpar o espaço entre os bráquetes, pois nem a escova nem o fio dental conseguem chegar ali. Os movimentos devem ser feitos na vertical e limpar também a lateral dos bráquetes. Pode-se usar ou não o creme dental.

​​


TERCEIRO PASSO: ESCOVA ORTODÔNTICA E CREME DENTAL

Pode ser uma escova ortodôntica ou uma escova normal, mas o importante é que tenha cerdas macias e cabeça pequena, para alcançar todos os cantos da boca sem machucar suas bochechas. Incline a escova 45 graus em direção à gengiva e faça pequenos movimentos circulares enquanto traz a escova para frente (veja explicação no vídeo). não esqueça de escovar também a face oclusal (onde mastigamos) e a lingual (por trás dos dentes)

O creme dental pode ser o de sua preferência, desde que contenha Flúor em sua composição. Existem alguns cremes dentais ortodônticos, que contém algumas substâncias anti-microbianas que podem ajudar a melhorar a higiene oral.

​​

Uma boa opção pode ser o uso das escovas elétricas. Elas facilitam a limpeza, especialmente em pacientes que tenham alguma dificuldade motora ou que usem muita força para fazer a escovação.

QUARTO PASSO: BOCHECHOS

Os bochechos ou colutórios são um acessório opcional, se você consegue fazer uma boa higiene com os acessórios que descrevemos acima, mas são sim uma boa ajuda no controle de placa, principalmente em adolescentes ou pessoas com mais dificuldades motoras. É recomendável que tenha flúor em sua composição e/ou algum outro antimicrobiano, como o Triclosan ou o Cloreto de Cetilpiridínio.

Os bochechos à base de Clorexidina, apesar de serem ótimos anti-microbianos, podem causar manchamento nos dentes e alterações no paladar se usados por longos períodos. Por isso reservamos estes para casos de infecções ou inflamações gengivais mais severas. Não usem sem a recomendação expressa do seu dentista.





69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page