Meu tratamento pode ser mais rápido?
- Ricado Machado
- 2 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Todos querem obter o melhor resultado no menor tempo possível. Boa parte disso está nas mãos do paciente, que, quando é colaborador, obtém resultados melhores e mais rápidos. Não faltar às consultas, seguir as recomendações, cuidar para não quebrar os aparelhos, usar os elásticos corretamente. Tudo isso vai ser crucial para um tratamento mais rápido.
Optar pelas corretas estratégias de tratamento durante o planejamento também é crucial para reduzir a duração dos tratamentos. No entanto algumas técnicas prometem intensificar os movimentos ortodônticos, através de um aumento na "agressão" ao osso que suporta os dentes, fazendo com que as respostas do organismo seja mais expressivas, levando a uma movimentação mais rápida.
A técnica com melhores resultados até o momento é a das CORTICOTOMIAS. É uma técnica cirúrgica, onde são feitos pequenos cortes superficiais no osso entre as raízes dentárias e pequenos furos por toda a superfície do osso na região onde se quer acelerar o movimento. Como isso é feito em cirurgia aberta, onde se descola a gengiva de uma área mias intensa, o pós operatório é mais crítico e doloroso.
Uma outra técnica que vem sendo estudada é biofotomodulação, que utiliza aplicações de Laser em algumas áreas onde se deseja ter uma movimentação acelerada. Tem a vantagem de não ser invasivo e é uma técnica promissora, mas ainda em estudo.

Uma outra técnica, bem menos invasiva, mas ainda controversa, são as MICRO-OSTEOPERFURAÇÕES (MOP). Trata-se de pequenos orifícios, de 3 a 7 mm de profundidade, feitos entre as raízes das áreas onde se quer a aceleração. Eles são feitos por um dispositivo produzido pela PROPEL (foto abaixo). Pode ser feito sob anestesia local, que pode ser infiltrativa (anestesia convencional), tópica (com gel anestésico) ou por perfusão.
O processo não tem restrições pós-operatórias, sendo recomendado apenas o uso de analgésicos. É especialmente recomendado para uso em tratamentos com alinhadores, como o Invisalign.

Foi lançado recentemente no Brasil outro meio de aceleração através de dispositivos vibratórios de alta frequência, o V-Pro 5 (foto abaixo). Ele tem indicação para uso com alinhadores e, se tiver sua eficácia comprovada em estudos científicos, será uma excelente escolha, pois não tem qualquer intervenção cirúrgica, dependendo apenas do uso diário por alguns minutos. Ainda são aguardados estudos definitivos que comprovem sua eficácia.

Comments